Consuming life: Quão consumista és? 💸


Fonte: autoria própria

Vamos falar de consumismo enquanto “consumimos” o nosso café. E também de Zygmunt Bauman, que escreveu um artigo muito interessante sobre este tema: "Consuming Life"

De acordo com Bauman (2001), no passado, o ser humano consumia pois tinha um “número fixo de “necessidades”” que tinha “que “satisfazer” para poder sobreviver”.  No entanto, para o autor, o que distingue os membros da sociedade de consumo dos seus antepassados é o fim da imposição de limites ao consumo. Assim, Bauman diz que a “sociedade de consumo e o consumismo não estão relacionados com a satisfação de necessidades”, mas sim com o desejo: “o desejo consumidor de consumir”. Ou seja, nesta sociedade “líquida”, o que interessa é a quantidade e a intensidade de desejos sempre graduais e imediatos.
Zygmunt Bauman critica o comportamento desta sociedade, pois esta age por impulsos, quer sempre o que é novo, achando que a felicidade está no volume de coisas que adquire.

E que filme melhor do que o Louca por Compras (Confessions of a Shopaholic) para falar de consumismo? Nenhum, não é? Existem imensos deste género, mas temos a certeza de que todos conhecem este. É o típico filme da jovem nova-iorquina que não vê o fundo ao cartão de crédito e esvazia a conta bancária num ápice. A protagonista deste romance é Rebecca, tem o closet sempre cheio, a sua paixão são as compras (roupa, acessórios, ...) e o seu sonho é trabalhar na revista Alette - um cliché, nós sabemos. Como não o consegue, e graças a uma ironia do destino, recebe uma proposta para trabalhar como colunista numa revista financeira que pertence ao mesmo grupo da revista dos seus sonhos. Até aqui tudo bem, o grande problema é que ela é louca por compras e isso resultou em inúmeras dívidas.

Caso ainda não tenham visto o filme (o que achamos difícil), aqui têm o trailer:



O cinema não só é excelente para fugir ao real como também para retratar o mundo em que vivemos. Assim, Louca por Compras é um ótimo espelho de uma das consequências da globalização: a emergência de uma sociedade consumista. E uma vez que o tema desta semana é sobre o consumo, achamos que todos nós devemos fazer uma auto-reflexão sobre os nossos hábitos de compra. Para isso, criámos um quiz! 

Para descobrires o quão consumista és escolhe as opções que mais te definem. Não vale mentir! No fim, só tens de somar os valores das tuas respostas e ver o teu resultado.
Partilhem connosco que resultado vos deu, nós vamos adorar saber!

Fonte: autoria própria

Até ao próximo post! Stay tuned!

Joana Faria  🌺  Eduarda Monteiro  🌺  Margarida Bernardo


Comentários

  1. 33 pontos. Concordo completamente com o resultado e com a descrição do mesmo 😋
    Ps: é sem dúvida o vosso melhor post até agora! Deveriam apostar mais na interatividade com o leitor. Bom trabalho 👍🏼

    ResponderEliminar
  2. Ficamos contentes por saber que é um consumidor consciente e agradecemos o feedback!
    Iremos publicar outros posts interativos em breve, stay tuned!

    ResponderEliminar
  3. O meu deu 31 pontos. Concordo com o resultado e a descrição adequa-se perfeitamente a mim.
    Bom post, continuem assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, é um consumidor sob controlo! Ficamos contentes por ter gostado do post, fique atento aos próximos! 🎞️🎥

      Eliminar
    2. Consumo sob controlo, 35 pontos. De facto considero-me uma consumidora ponderada. O meu calcanhar de Aquiles são os doces, as guloseimas e as compras no supermercado onde muitas vezes gasto mais do que o necessário.
      Um abraço e bom trabalho!

      Eliminar

Enviar um comentário