Black Mirror: Um espelho da sociedade atual 💻

Nestes últimos dias temos reflectido acerca da globalização e das transformações que esta trouxe ao mundo. De facto, este conceito é complexo, sendo necessário analisar os prós e os contras. Contudo, hoje interessa-nos falar da globalização enquanto "ponte" , visto que esta resulta da remoção de barreiras entre as economias nacionais para incentivar o fluxo de bens, serviços, capital e trabalho. A globalização aproximou os povos de todo o mundo, encurtou distâncias, graças às novas tecnologias. Porém, a tecnologia, enquanto motivadora da aproximação interpessoal, resultou, na verdade, naquilo que Bauman denomina "modernidade líquida", termo que caracteriza a pós-modernidade. Este adotou a metáfora da liquidez para mostrar o principal aspeto da sociedade atual. “Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar”. Tal como um líquido, a sociedade sofre constante mudança e não conserva a sua forma por muito tempo. 

Sobre este tema trazemos uma série que não podem deixar de ver. Black  Mirror é talvez uma das melhores séries de ficção científica que já vimos. Todos os episódios contam histórias diferentes, não havendo qualquer ligação entre os mesmos. Porém, todos refletem o lado negro da tecnologia, mostrando que nem toda novidade traz só benefícios. De todos os episódios destacamos um da primeira temporada (são 4 temporadas ao todo): 15 Million Merits. 


Fonte: https://www.imdb.com/title/tt2085059/?ref_=ttmi_tt 


Este episódio revela um dos aspetos mais marcantes (e negativos) da globalização: a grande discrepância entre ricos e pobres, elites e não-elites, sendo que, para mudar a sua condição, os indivíduos que não pertencem às elites necessitam de percorrer um longo e duro caminho. O 15 Million Merits relata a história do programa de televisão "The Word", com o segmento "Eu faria qualquer coisa para aparecer na TV". Durante esse período, as pessoas fazem literalmente qualquer coisa por 60 segundos de tempo de antena, por mais repugnante que fosse. A maioria dessas pessoas é pobre, têm uma vida monótona e rotineira e para chegar ao programa (assistido pelas elites) têm de trabalhar arduamente para atingir 15 milhões de méritos.


Fonte: https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Recap/BlackMirrorFifteenMillionMerits


Em suma, o episódio explora o avanço da tecnologia, o individualismo, a fluidez, a efemeridade das relações e das coisas, no geral. Explora a fluidez daquilo que gostamos e nos entretém, pois as coisas mudam tão depressa que facilmente nos cansamos. Tal como o público do programa "The World" se cansa das mesmas personagens no palco. E, no entanto, essas mesmas personagens trabalham imenso por um breve lugar ao sol. 


Fonte: https://www.imdb.com/title/tt2085059/?ref_=ttmi_tt

Fonte: https://www.imdb.com/title/tt2085059/?ref_=ttmi_tt


Se ficaram curiosos, não hesitem em ver a série. Ela vai baralhar-vos a cabeça e fazer-vos pensar. Mas no fim, prometemos que valerá a pena.

Até ao próximo post! Stay tuned!

Joana Faria  🌺  Eduarda Monteiro  🌺  Margarida Bernardo


Comentários